Novidades

Concursos literários para originais




**

Concursos literários, por Ana Cristina Melo.

Não é fácil conseguir a publicação de originais. Mas alguns concursos literários dão uma forcinha para o escritor publicar suas obras.

Fiquem de olho nos concursos literários que estão abertos, voltados para originais de romances, contos e literatura infantojuvenil. É hora de dar mais uma burilada naquele texto que está há tempos na gaveta.

Prêmio Nacional Academia de Letras da Bahia/Brasken - Ficção 2010
Aberto até 17 de setembro de 2010.

Categoria: livros de contos, novelas e romances rigorosamente inéditos - por meio impresso, eletrônico e outros -, versando obrigatoriamente sobre tema (situações, questões, problemáticas, vivências, experiências)relativo à condição afro-brasileira.

Premiação:
Caberá ao vencedor a importância de R$ 15.000,00 e o livro será publicado por uma editora de projeção nacional.

Acesse o edital completo.

Prêmio Sesc de Literatura 2010

Aberto até 30 de setembro de 2010.

Categoria: livro de contos ou romance

Cada concorrente poderá participar com apenas uma obra em cada categoria. Caso participe em ambas categorias, as inscrições deverão ser enviadas separadamente, com pseudônimos diferentes. Os textos deverão ser inéditos, ou seja, nunca terem sido publicados. Entende-se por publicação o processo de edição de uma obra literária e sua distribuição em livrarias ou pela internet.

O autor não poderá ter nenhum livro publicado na(s) categoria(s) em que se inscrever.

Premiação:
O vencedor de cada categoria terá sua obra publicada e distribuída comercialmente pela Editora Record, com uma tiragem inicial de 2.000 exemplares.

O autor vencedor de cada categoria terá direito a 10% do valor de capa da obra quando da sua comercialização em livrarias. Parte da primeira edição será adquirida pelo SESC para inserção no acervo de bibliotecas da instituição.

A divulgação do resultado ocorrerá em março de 2011.

Acesse o edital completo.

Prêmio Benvirá de Literatura (Editora Saraiva)
Aberto até 30 de novembro de 2010.

Categoria: originais destinados ao público infanto-juvenil ou adulto.

Os originais deverão ser inéditos e escritos em língua portuguesa. Entende-se por inédito o original não editado e não publicado (parcialmente ou em sua totalidade) em antologias, coletâneas, suplementos literários, jornais, revistas, sites e publicações do gênero. Cada candidato poderá concorrer somente com a apresentação de 1 (um) original.
O conteúdo do original deverá obedecer ao seguinte critério: um tema livre que aborde uma história de ficção. Entende-se por ficção designar uma narrativa imaginária, irreal ou referir obras criadas a partir da imaginação.

Premiação:
O vencedor será premiado com o 1º Prêmio Benvirá de Literatura, consistente (i) no pagamento em favor do vencedor do importe de R$ 30.000,00; e (ii) na publicação do original da sua obra pelo selo Benvirá, da Editora Saraiva, no ano de 2011, ocasião em que será formalizado um contrato de edição, de comum acordo entre as partes.
A divulgação do resultado ocorrerá em março de 2011, no site Benvirá www.benvira.com.br/premiobenvira2010.

Acesse o edital completo


Crédito das informações: Blog Ficção de Gaveta
Crédito da foto.
Para ler mais textos do autor ou dessa seção, clique aqui.

Nenhum comentário