Novidades

Conversas Literárias: Pós-modernidade e Literatura

Coletânea de artigos e ensaios, por Iracy de Souza.

Como introdução ao tema, publicamos no dia 25.10 o capítulo 'Descentrando o sujeito', do livro 'A identidade cultural da pós-modernidade', se Stuart Hall.

Boa leitura!


*  *
Artigo acadêmico: 'Literatura, história e pós-modernidade: trilhas possíveis?', por Marcello de Oliveira Pinto (UERJ)

"É possível pensar em uma história pós-moderna da literatura?

Neste artigo tentarei debater as idéias que surgem quando a pergunta acima martela os ouvidos. Para este mister, tentarei articular elementos que, se não objetivam uma resposta, contribuam para este artigo ao tentará pensar no significado do conceito de pós-modernidade. Tentarei estabelecer também um conceito de modelo historiográfico que esteja de acordo com os pressupostos de uma pós-modernidade, a partir da observação de alguns exemplos. E por fim, minha intenção e contar com o meu leitor para argumentar os direcionamentos de uma produção historiográfica pós-moderna."


* *



'A pós-modernidade e o caos de fragmentos', por Ronaldo Lima Lins


Palavras-chave
Pós-modernidade, ambigüidade, totalidade.

Resumo
O texto que aqui se apresenta realiza uma reflexão em torno de conceitos da pósmodernidade, tais como multiplicidade, ambigüidade, hibridismo etc. Para fazê-lo, fundamenta-se num percurso traçado pela filosofia a partir de Locke e das posições que adota sobre as idéias do homem e suas origens.


* *



Ensaio: "O Pós-Modernismo e a literatura de Mainstream", por Rober Pinheiro

Em um mundo aonde os meios tecnológicos ditam as regras e a forma de viver passou a ser reflexo desta condição, assumindo um ritmo assustadoramente rápido, tornou-se evidente que o modelo de representação vigente até então já não comporta este avanço em sua totalidade. Velhas definições foram definhando e uma nova consciência, mais generalizada, quiçá plana, surgiu.

Nenhum comentário