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Crônica, por Mariana Collares





- Central de Atendimento ao Cliente, ‘SRCOM. Telefonia’. Boa tarde! Para solicitar serviços, tecle... 2; Para reparos, tecle ...3; Para débito em conta, tecle... 4; Para secretária virtual, tecle... 5; Para discagem personalizada, tecle... 6; Para Internet, tecle... 7; Para celular pré-pago e pós-pago, tecle...8; Para compra de créditos, tecle... 9”.

- 7.

-Você discou... 7. Para Internet discada, tecle... 2; Para Internet Banda Larga, tecle... 3”.

-3.

-“Você discou...3. Para Tele Turbo, tecle...2; Para Turbo Light, tecle...3; Para Turbo Pró, tecle...4; Para Turbo Pró-max, tecle...5.

- Como assim “Turbo Light”, “Pró...sei lá”????? Eu não sei o que é isso... Ok, deve vir a atendente agora... Ela deve ter dito para teclar no 9. É, deve ser isso: 9.

-“Opção inválida! Por favor, para sua comodidade, escolha uma das opções do menu: para Tele Turbo, tecle...2; Para Turbo Light, tecle...3; Para Turbo Pró, tecle...4; Para Turbo Pró-max, tecle...5”.

Ódio... Ok. Não vou teclar em nada. Quem sabe venha a atendente agora...
...
...

-“Opção inválida! Por favor, para sua comodidade, escolha uma das opções do menu: Para Tele Turbo, tecle...2; Para Turbo Light, tecle...3; Para Turbo Pró, tecle...4; Para Turbo Pró-max, tecle...5; Para sair, desligue”.

Como assim “desligue”? Mas eu nem comecei ainda... Será que só tem máquina nessa droga de empresa?
...
...
-“ Opção inválida! Estamos transferindo a sua ligação para um de nossos atendentes”.

Yes! Graças a Deus alguém trabalhando...

- “SRCOM. Telefonia”, Udson, Boa tarde!
- Boa tarde, Udson, por favor, eu gostaria de solicitar o cancelamento dos serviços de “Secretária Virtual” e “Chamada em Espera”.
- Com quem estou falando, Senhora?
- Ana.
- Senhora Ana, pode me dizer o número do telefone no qual gostaria de cancelar o serviço?
-Sim, é 677-90-87.
-Qual o DDD, por favor, Senhora Ana?
-Ah, é 56.
-Um momento, por favor...
...
...
-Obrigado por esperar, Senhora Ana. Pode me dizer o número do seu contrato com a empresa?
- Número do contrato?
- Na sua conta telefônica há o número do contrato, Senhora Ana.
-Ah, certo ... Ok. Deixe-me ver... é 655989665554-0.
-Pode repetir, por favor?
- Sim, é 655...
-655...
-989...
-989...
-665...
-665...
-554-0.
-554-0. O, obrigado, Senhora Ana. Pode, por favor, dizer novamente qual o serviço que quer desativar?
-Sim, Udson, é a “Secretária Virtual” e a “Chamada em Espera”.
- Secretária Virtual e Chamada em Espera, Senhora Ana?
- Foi o que falei, exatamente.
- Sim, Senhora Ana... Pode me dizer qual o motivo do cancelamento?
-Porque não quero mais o serviço.
-Pode dizer o por quê, Senhora Ana?
- Porque não tenho mais interesse em usar, obrigada.
- Mas, Senhora Ana, a Senhora já utilizou o serviço? Veja bem, o serviço de Secretária Virtual é o serviço da SRCOM Telefonia destinado a tornar a sua vida mais fácil. Serve para deixar recados quando...
-Udson, eu não quero mais o serviço, ok?
-Mas a senhora não sabe usar o serviço, Senhora Ana?
-Sei perfeitamente usar o serviço, Udson, mas não quero mais usá-lo.
- Mas, Senhora Ana, a senhora sabe que são somente oito teclas que a senhora tem de usar a cada acesso?
-Sim, Udson, por acaso eu sei contar até oito, mas infelizmente não quero mais pagar por ele.
-Mas, Senhora Ana, o serviço de Secretária Virtual da SRCOM Telefonia custa somente três reais e cinqüenta e cinco centavos por mês.
-Eu sei, Udson, mas não quero mais pagar os acessos de sei-lá-quanto a cada vez que utilizo.
-Mas, veja bem, senhora Ana... A senhora só pagará, quando utilizar o serviço, a quantia de dois reais e trinta e quatro centavos por ligação...
- Mas não quero mais, Udson, pelo amor de Deus!
-Mas, senhora Ana..
-Udson! Quantas vezes terei de dizer que não quero mais para que você cancele o serviço?????
-Sim, Senhora Ana, mas tem certeza que não quer mesmo?
-Absoluta, Udson, ou não teria esperado todo esse tempo pra te dizer isso.
-Ok, Senhora Ana. Mas não quer repensar e ligar depois?
-De jeito nenhum, Udson, ou vou ter um colapso.
-Certo, Senhora Ana... Quer então desativar o serviço de Secretária Virtual da SRCOM Telefonia
-É para ela que estou ligando, não é? Sim. E o “Chamada em Espera”.
- A senhora também quer desativar o Chamada em Espera, então?
-Sim, Udson, já disse isso há uma meia hora atrás...
-Certo, senhora Ana. A senhora pode me dizer por que quer desativar o serviço?
-Não, Udson, não quero. Mas pelo visto se não te disser você não vai desativá-lo, não?
-Sinto muito, Senhora Ana, mas tenho que fazer essas perguntas à senhora.
-Ok, Udson. Ponha aí no seu relatório que quero desativar a “Chamada em Espera” pra não fazer os meus amigos de palhaço como certas empresas fazem com os consumidores...
-Sim, Senhora Ana... Ok, anotado então... Deixe-me ver...Ok. Um momento, por favor...
...
...
...
...
- Obrigado por esperar, Senhora Ana. Para confirmar o serviço, tenho que repassá-la para o Ramal de Serviços Cancelados, um momento, por favor.
-Como assim, Udson? Não deu ainda? Não ouse me passar para mais um atendente.
- Infelizmente tenho que repassá-la, Senhora Ana. Eles é que darão o protocolo de confirmação da sua solicitação
- Então quer dizer que eu passei até agora falando em vão?
- Não, Senhora Ana, mas eu apenas processo a solicitação. Quem confirma é o “Setor de Serviços Cancelados”. A Senhora aguarda?
- Eu tenho escolha, Udson?
-Não, Senhora. Um momento, por favor.
...
...
(musiquinha...)
(musiquinha...)
(musiquinha...)
(Conheça o serviço de Secretária Virtual da SRCOM Telefonia. Com ela, você acessa os recados deixados em sua caixa postal quando não puder atender ao telefone. Para maiores informações, ligue 0800 12345678 ou confira no site www.srcomtelefonia.com.br.)
...
...
(musiquinha)
(musiquinha)
...
(Agende seus compromissos com a Agenda Virtual Telefônica da SRCOM...)

-“Cancelamento de Serviços”, Wildson, boa tarde!
- Boa tarde, Wildson, fui encaminhada pelo Udson.
-Com quem estou falando, por favor?
- Ana.
-Em que posso ajudá-la, Senhora Ana?
- Ah não... o Udson não te falou por que passou o telefonema ao teu setor?
- A senhora deseja cancelar um serviço, senhora Ana?
-Yes!!! Wildson! Muito bem!!!! Você vai conseguir uma promoção desse jeito…
...
- Senhora Ana, pode me dizer qual serviço quer cancelar?
- Sim, Wildson, terei imenso prazer: “Secretária Virtual” e “Chamada em Espera”.
-Ok. Um momento, por favor.

...
...

- Obrigada por aguardar, Senhora Ana. Pode me informar o motivo do cancelamento?
- Não. Já informei ao teu irmão há uma hora atrás, que é o tempo que estou levando pra concluir uma tarefa básica do mercado que é o simples cancelamento de uma porcaria que não serve pra nada a não ser encher a minha conta mensal de tarifas por serviços não utilizados por mim...
- Senhora Ana, o seu telefonema está sendo gravado, para sua segurança.
- E para a sua, não estou aí do teu lado... Tu tens sorte, Wildson. Quer, por favor, copiar o arquivinho que imagino foi registrado pelo Udson e colocar o meu nomezinho no final solicitando a confirmação?
- Sim, senhora, estou concluindo o seu pedido. Um momento por favor.

...
...
(musiquinha)
...
...
...
...
(12 minutos depois)

- Obrigado por esperar, Senhora Ana. A sua solicitação está registrada. Seu protocolo recebeu o número 3455558976058-099.
- Obrigada a você Udson.
-Sou o Wildson, Senhora.
-Ah, é... Wildson, obrigada por tudo!
-Mais alguma solicitação Senhora Ana?
-Você tem telefone? Não, Wildson, é que acabei de notar que vou sentir tua falta. Sabe, já te sinto praticamente da família...
-Certo, Senhora Ana. A SRCOM Telefonia agradece a sua ligação e lhe deseja um bom dia!
-Não, por favor, não vá! Ok... vá, mas põe a musiquinha de novo...

          (tu, tu, tu, tu, tu........................................)


Texto extraído do livro DEVANEIOS LITERÁRIOS, de Mariana Collares, Editora Bookess, 2010, disponível em http://www.bookess.com/read/5947-devaneios-literarios/


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Acesse mais crônicas  da autora em http://www.devaneiosliterarios.blogspot.com/

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Créditos da imagem:
O telefone, por Ricardo Santos

Um comentário:

  1. Muito bom esse texto!! kkk

    estou em uma 'peleja' com as companhias aqui de sampa!! kkk esse pessoal é fogo! e não sei que é mais difícil: conseguir o dinheiro de volta ou escrever um bom texto sobre o assunto!! bju

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