Novidades

Carolina Bernardes





Natural de Ribeirão Preto (SP), em 24 de março de 1976, graduou-se em Letras pelo Centro Universitário Barão de Mauá (1999). É Especialista em “Fundamentos da Leitura crítica da Literatura” (2001) pela UNESP, com monografia sobre a obra Zorba, o grego de Nikos Kazantzakis. Mestre em Estudos Literários (2004) pela UNESP (Araraquara), com dissertação intitulada Multidiscursividade em Ascese Os Salvadores de Deus de Nikos Kazantzakis. Doutora em Letras (Teoria da Literatura), pela UNESP (São José do Rio Preto), defendeu a tese (2010) A Odisséia de Nikos Kazantzakis: epopéia moderna do heroísmo trágico, que está em processo de publicação no Brasil e no Chile.

Publicou artigos em revistas acadêmicas de literatura e participou de diversos congressos no Brasil. Esteve no Chile (Universidad de Chile) em 2007 e em 2010, como conferencista, e, em 2009, como professora convidada para ministrar seminário sobre a obra de Nikos Kazantzakis. Também como conferencista convidada, esteve em Buenos Aires em 2010.

Atua como professora universitária de Literatura em cursos de Letras e coordena oficinas de Escrita Criativa e de formação de escritores. Publicou, em 2003, o livro de contos O Centauro Amarelo, como produção artesanal (feita em casa e pelas mãos da autora). Em 2008, a técnica da edição artesanal é, mais uma vez, utilizada em A Claridéia de Percival, romance infanto-juvenil, com ilustrações de Bianca Bloom (filha da autora). O livro infantil Flauis foi premiado em 2009, no concurso literário “Grandes Empresas na Literatura”, realizado pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e pela Fundação Instituto do Livro. O prêmio outorgado foi a publicação gráfica da obra, em 2010.

No momento, dedica-se ao blog Retalhos e Epopeias e à escrita de seu primeiro romance.


Links Externos

Site oficial
@escritoracarol

FanPage 
Blog
Currículo Lattes

Um comentário:

  1. Seja muito bem vinda, Carolina! Acho que a comunidade Benfazeja e a literatura só tem a ganhar com sua chegada. Abraços. Paz e em.

    ResponderExcluir