I Concurso Literário Benfazeja
em torno do que amamos: livros e literatura

Viajar sem dinheiro & gafes internacionais




Todos os anos, milhares de moças brasileiras se aventuram em terras estrangeiras em busca de dinheiro, estudo, sorte, amor ou conhecimento. Como custear uma viagem de 6 meses a 1 ano na Europa não é para qualquer um, elas encontram a possibilidade de mergulhar na cultura estrangeira através do trabalho de nanny (babá) ou aupair.

Hoje em dia já existem, no Brasil, agências de viagem especializadas em oferecer estes programas às meninas brasileiras, mas isto ainda é algo novo. Muitas destas meninas preferem desbravar o desconhecido por conta própria e encontram vários desafios.

Muitas têm sorte, muitas têm falta de sorte. Muitas acham um norte e algumas encontram até um grande amor. Umas voltam depois de uma semana. Outras estão lá há 15 anos.

Um universo ainda pouco abordado e explorado, mas muito importante, que mostra as expectativas em relação a Europa e a frustração em relação ao Brasil. Hitórias com finais felizes e histórias ainda sem final.

"Eu acho o tema muito pertinente. Inclusive acho que é uma questão que deveria se discutida mais publicamente, para ajudar jovens brasileiras a fazerem escolhas pautadas em informações claras. Sempre escuto pessoas comentando que querem vir para a Europa, mas muitas vezes percebo que é um sonho de fazer turismo. Passear e morar são coisas bem distintas. Passear significa conhecer o lado bonito, limpo, interessante. Morar é como um casamento. Vem com as coisas boas e ruins. Vem com a saudade constante da família e dos amigos. Vem com o frio que queima os ossos, vem com a escuridão do inverno. Mas vem também com muito desenvolvimento social e direitos humanos respeitados. Há um balanço a ser feito e a informação no assunto, ainda é pouca."

Nara ressalta que seu livro não é um guia para ser nanny ou morar na Europa. O livro através de contos, mostra os ajustes culturais das brasileiras na Inglaterra, França e Itália. Dá para rir e dá para se emocionar.

*
O livro está disponível nas maiores livrarias do Brasil: Saraiva, Siciliano, Martins Fontes, Submarino, Cultura, Bondfaro, etc.
*
Convite para a noite de autógrafos:

Nenhum comentário