Novidades

O Making Of






Artigo, por  Giselle Jacques

O termo “the making of”, se traduz literalmente por “a feitura de”, o processo de fazer algo. Making of é, portanto, um sinônimo para “documentário”, a documentação visual dos bastidores de uma produção de cinema e/ou televisão. Esse registro tem por finalidade a divulgação do produto audiovisual e tornou-se, ao longo do tempo, quase tão interessante e necessário quanto o trailer. Não é raro encontrarmos cenas de bastidores incluídas nos Extras dos DVDs. 


Já existem, inclusive, festivais específicos para o gênero “documentário de bastidores”. Na França, por exemplo, já foram realizadas sete edições do “Festival du Making-Of”, de 2003 a 2010, além de dois grandes eventos anuais chamados “Nuit du Making-Of” (Noite do Making Of). No Brasil, foi realizado em 2007 o 1º Festival Nacional do Making Of, que aconteceu entre 27 e 29 de agosto daquele ano no Cine-Teatro Apolo Hermilo, na cidade de Recife, Pernambuco. 


Festivais de documentários pelo mundo afora também focam suas expectativas nas produções de bastidores. Alguns deles até incluem categorias especiais de mostra e premiação a esse tipo de arquivo audiovisual tão único. Com o tempo, a linguagem do Making of alterou-se e se aprimorou. Muitos primam por entrevistas exclusivas, outros por efeitos especiais. Algumas das produções adotaram ainda o visual de videoclipe, o que atrai o público consumidor e acaba sendo uma propaganda bastante eficaz para o produto principal.

Nenhum comentário