Novidades

Destino - Surrealismo de Disney e Dalí




Por  Giselle Jacques

“Destino” é um curta-metragem de animação produzido pela Walt Disney Company em 2003. Essa produção de animação teve seu início, curiosamente, 58 anos antes de sua conclusão. Mais precisamente entre 1945 e 1946. O projeto original foi uma criação conjunta entre o pai da animação americana, Walt Disney, e o pintor espanhol surrealista Salvador Dali. Reza a lenda que Disney encomendou a Dalí uma obra inspirada na canção Destiny, do compositor mexicano Armando Dominguez.

O short movie de cerca de seis minutos de duração traz uma combinação primorosa entre desenho e dança e, segundo os estúdios Disney, deveria fazer parte de um longa de contos. Quando o projeto original foi interrompido, centenas de desenhos e pinturas que Dalí fez pessoalmente permaneceram escondidos por mais de meio século. 

Já adentrando o século XXI, o neto de Walt Disney, Roy Disney, e o produtor Baker Bloodworth, ousaram terminar o curta seguindo à risca as instruções e os desenhos deixados para trás. A animação levou o Prêmio de Melhor Curta-Metragem no Festival de Cinema de Melbourne e do Rhode Island International Film Festival. Além disso, foi indicado para o Oscar na categoria de curta-metragens animados.

Nenhum comentário