Novidades

A Fênix


Crônica, por Mariana Collares



Fui ao cabeleireiro resgatar a fênix. Fato: quando uma mulher muda radicalmente o cabelo é porque já rompeu com alguns bons obstáculos dentro dela. Então externa desse jeito. Normalmente a ansiedade se traduz em comida, ou em consumo. A depressão afasta a fome. E o rompimento de algumas barreiras se reflete em “auto-estima” – essa que se mostra pra fora, que compra um bom creme para o corpo ou muda o visual. Algo mudou – isso é certo – e foi em mim. Bem bom. Por isso digo que vou resgatar a Fênix, porque reciclar-se é preciso. E eu, como todo mundo, acho, sou uma sobrevivente. Não são só naufrágios, são terremotos internos. Todo mundo tem uma história triste pra contar. Se não tiver tá no planeta errado. É um E.T e foi esquecido aqui. Ou é psicótico e não tá entendendo nadinha do que tá rolando na volta.


E então vem a tsunami e alaga tudo o que é tipo de sentimento. Se a gente efetivamente chora ou não é detalhe. As tsunamis são choros internos ou externos. E quando nos inundam é porque já “entendemos” (nem que seja subconscientemente) o que nos abalou. Aí, depois delas, vem o retorno. O momento em que nos convencemos de que, ou fazemos algo por nós mesmos, ou nos deixamos engolir. E então a Fênix vem. Sobrevoa à nossa volta, insufla os nossos sonhos, nos incomoda tanto que mal podemos nos olhar no espelho sem fazermos uma cara de nojo. Pegamos o telefone e pronto: marcamos cabelo, unha, depilação, massagem, maquiagem, o que for. E como um bom escultor, o profissional nos liberta daquela forma que passou, que transmutou, que ultrapassou-se a si mesma. Voilá!


Saí loira e voltei morena. Cheia de mim e completamente renovada. Que venham as chuvas, estou de sombrinha! E o melhor: nova!

8 comentários:

  1. Olá, adorei o seu blog, estou seguindo tbm!

    http://gargalhadasblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá, adorei o seu blog, estou seguindo tbm!

    ResponderExcluir
  3. Olá, Brigida! Seja bem-vinda! Muito obrigada! :))))

    ResponderExcluir
  4. Olá Ganhos! Obrigada! Fico muito feliz! =)

    ResponderExcluir
  5. "É um E.T e foi esquecido aqui." De qualquer maneira, é bem triste!!

    Fiquei aqui pensando se homem 'tem dessas coisas', e lembrei da célebre frase 'o homem tem que ser feio, forte e formal'. Uma rocha.

    PS.: 'tem que ser', e disso podemos tirar muitos conclusões que, certamente, dariam uma outra crônica!

    ResponderExcluir
  6. adorei o texto, parabens !
    vistem meu blog: mylovers893.blogspot.com
    Beeijos !

    ResponderExcluir
  7. Os homens são "rochas" tristes, porque "não podem" chorar.

    bj querido! Adorei tua intervenção!

    ResponderExcluir
  8. Camila! Obrigada! Certamente irei conhecer teu blog e na sequência deixarei meus comentários, com muito prazer! Bem-vinda ao nosso mundo de letras!
    =)

    ResponderExcluir