I Concurso Literário Benfazeja
em torno do que amamos: livros e literatura

Scintillation



Por  Giselle Jacques


Poesia Sensorial

O que venho compartilhar dessa vez é um mini-movie experimental que apresenta a inovadora mistura entre stop motion e técnicas mapeadas de projeção. O resultado é uma poesia visual intensa, cheia de nuances, onde cor e brilho ativam nossos mais profundos sensores de lirismo. Até o mais cético dos críticos se rende à beleza fluida dessa dança de luzes que toca o imaginário inconsciente.

Scintillation é uma notável peça experimental totalmente concebida e desenvolvida pelo criativo diretor Xavier Chassaing. A animação, de 2009, foi composta por 35 mil fotogramas (feitos em longa exposição), combinados com projeção em 3D.Em seu apartamento, munido de uma câmera de vídeo e um projetor, o artista consegue reinventar as imagens reais, sob uma ilusão de ótica de movimento.

O vídeo foi construído sob o dogma "o que você pode fazer com o que você tem?", conceito criado pelo próprio diretor/autor de como é possível aliar criatividade e empenho à falta de orçamento e, sem qualquer ajuda ou recursos, produzir um espetáculo visual digno de superproduções.

A produção, apesar de curta, vale para redefinir nossos conceitos concretos sobre como falar ao lúdico de cada um. Uma forma de escrever (com luz) um poema sem palavras. É a junção da imagem, da cor, do som e das formas numa edição primorosa. Não há história, não há significado. É pura poesia para os sentidos.

Nenhum comentário