Novidades

Passos



Título: Passos
Gênero Experimental
Diretor Marcio de Andrade
Mini-metragem: 35mm, 1 min., cor, Rio de Janeiro, 2002.
Parceria de exibição: Porta Curtas Petrobrás

Vida alheia

O minimetragem Passos vem mostrar como é possível reordenar uma vida alheia, recriá-la de forma sintética e dar-lhe nova identidade. Uma coleção de imagens em slide encontrada no lixo de uma grande cidade se transforma em um filme experimental que remonta o século XX através de duas óticas distintas: a do anônimo que as eternizou e depois descartou-as, e do diretor Marcio de Andrade, que ao resgatar tais frames, reestrutura a realidade de forma autêntica e renovada.

Passos se utiliza do princípio da desconstrução. Não apenas fílmica, pela falta de narrativa evidente no filme, mas cultural, reescrevendo uma história que já existiu, que foi desmembrada, remontada e, agora, nasce sob outra percepção, voltando a ser história.

Um exercício pleno de criatividade, mesmo que pareça apenas um show de slides sem forma. É preciso repensar cada imagem, cada época, a escolha das cores, da ordem, para só então criar, na mente do espectador, uma nova vida que comporta tais lembranças. Lembranças, estas, que agora também são nossas!

Nenhum comentário