Novidades

Primal





Título: Primal 
Gênero Experimental
Diretor Cesar A. Gananian
Elenco Jairo Pereira, Natália Davini
Curta-metragem: Vídeo, 4 min., cor, São Paulo, 2004.
Parceria de exibição: Porta Curtas Petrobrás



Tribalismo

O curta-metragem experimental Primal apresenta, de forma lúdica e libertária, o tribalismo presente na civilização moderna. Deslizando da dança primitiva até os embalos da rave (e nos embalando ao ritmo pulsante da trilha sonora muito bem desenhada), o diretor César Gananian nos mostra que o ser humano tende à recuperação dos valores originais, aqueles guardados nas células de cada um de nós.

A história do tribalismo é marcada pela formação de núcleos sociais diversos da grande massa. Um bom exemplo dessa dissidência foram os Hippies, que existiram apartados dos organismos estatais ou institucionais, e focaram seu modo de vida nas leis naturais mais básicas.

O tribalismo de Primal mostra um retorno à essência, a busca (conforme menciona o sociólogo francês Michell Maffesoli) pelo hedonismo, pelo belo, pelo deleite delirante do momento, contrariando a racionalidade e a realidade contemporâneas da vida diária.

Entregar-se ao homo-primus, o ser humano livre de sociedade, mesmo que seja de forma tão visceral e inconsciente, renova a importância do indivíduo para si mesmo. Este é o tribalismo pós-moderno que, para vários pesquisadores, é o modo abstrato de defender-se da estrutura racionalista que limita ou acaba com a individualidade do ser humano.

Nenhum comentário