Novidades

Delegado bom pra cachorro



Crônica de Giovana Damaceno.

A humanidade caminha para frente. Devagar, mas vai. O mundo a nossa volta parece ruim, mas na verdade é a informação que nos chega cada vez mais rápido, de todos os cantos do planeta e aí, parece-nos sempre temeroso o futuro ali à frente.

Prefiro enxergar o que mudou, o que melhorou, mesmo gradativamente, quase imperceptível. Comecei a escrever este texto logo depois de assistir na TV, em dois canais, à notícia de prisão de uma mulher em Volta Redonda, denunciada por maus tratos a dez cães sob sua guarda, visivelmente desnutridos. O que me deixa feliz é a constatação de que fatos como esse – as prisões, claro – têm se tornado comuns na cidade.

O que quero dizer? Que as pessoas e sua visão de mundo estão mudando, aos poucos. Perdi a conta das vezes em que, por defender animais, ouvi frases do tipo “falta do que fazer”, “precisando lavar um tanque de roupa” ou “mulher mal amada fica cuidando de cachorro”. Num passado recente, éramos recebidos nas delegacias por detetives ignorantes, que nos olhavam com desprezo. E hoje, tenho a grata satisfação de saber que mais pessoas estão denunciando, que o trabalho das ONGs tem sido cada vez mais respeitado e que as autoridades se envolvem, apoiam, cumprem e fazem cumprir a lei.

É o caso do delegado da 93ª DP de Volta Redonda, Antônio Furtado, de quem ouvi que “a Polícia Civil não pode fazer vista grossa diante disso”. Não se aceita mais a crueldade contra animais, como se bichos fossem nada, como se não tivessem dores e outros sentimentos como nós, como se não fossem seres cuja vida e bem-estar são garantidos pela legislação. Quanto a isso, mais algumas palavras do nosso delegado ficam melhor aqui: “Ninguém é obrigado a ter um animal, mas quem tem deve cuidar bem dele. Caso contrário, pratica crime e vai ser responsabilizado. A polícia vai atuar sempre. Devemos proteger os animais porque eles são inocentes e precisam da gente”. Quanto tempo esperamos para ouvir coisa tão bonita na voz de uma autoridade!


*

Créditos da imagem: Olhares.com
Rufus o cão gigante..., por ¿ Desïgns

Nenhum comentário