Novidades

24 citações que vão inspirar você a escrever mais







Estava navegando pelo Pinterest e encontrei algumas imagens de citações de escritores famosos para inspirar novos escritores. Resolvi compartilhar aqui para tirarmos alguns ensinamentos de escritores consagrados.

A razão pela qual a ficção é mais interessante que do que qualquer outra forma de literatura, para aqueles que realmente gostam de estudar pessoas, é que na ficção o autor pode contar a verdade sem se humilhar (Eleanor Roosevelt)

Ao mesmo tempo em que o escritor pode se expor em sua obra, ele também pode usá-la como escudo para suas incertezas. Em uma linha ou outra, o escritor se coloca em sua obra e às vezes pode até colocar um lado do qual não tem muito orgulho, mas de certa forma está protegido pela ficção.

Se você quer ser um escritor, você tem que escrever todos os dias... Você não melhora de uma vez, mas diariamente (Walter Mosley)

Muitas vezes o talento para criar narrativas não é o suficiente para construí-la em prosa. O esforço muitas vezes supera o talento, pois é através dele que o escritor consegue evoluir e amadurecer.


Sem lágrimas do escritor,
Sem lágrimas do leitor.
Sem surpresa para o escritor,
Sem surpresa para o leitor (Robert Frost)

O escritor deve estar empolgado ao criar sua obra, só assim pode causar empolgação no leitor ao lê-la. É importante diferenciar a animação em relação à qualidade do trabalho da euforia da criação. É comum se sentir eufórico ao iniciar um novo projeto, mas para manter a empolgação o trabalho deve ter qualidade verdadeira que perdura mesmo depois de passados os primeiros momentos. 

Cada escritor nasce com um repertório de jogadores em sua mente. Shakespeare talvez tenha 20 jogadores.
... Eu tenho mais ou menos 10, e isso é bastante. Conforme você fica mais velho, se torna mais habilidoso em escolhê-los (Gore Vidal)

Não concordo muito com essa citação que fala que nascemos com um repertório em nossa mente, como se esse ele fosse fixo. Mas é verdade que com o passar do tempo amadurecemos nossas ideias e formas de pensar e isso reflete em positivamente em nossa escrita.


Se soa como se estivesse escrevendo, eu reescrevo. Ou, se o uso adequado atrapalha o caminho, ele deve sair. Eu não posso permitir que o que nós aprendemos em composição literária corrompa o som e o ritmo da narrativa. (Elmore Leonard)

Uma história envolvente é aquela que esquecemos que é uma história enquanto estamos lendo, ouvindo ou assistindo, e passamos a encará-la como um tipo de realidade. Para que isso aconteça, às vezes temos que transgredir normas gramaticais e maneiras tradicionais de escrever.


Se tem um livro que você quer ler, mas ainda não foi escrito, então você deve escrevê-lo (Toni Morrison)

Às vezes, como escritores, esquecemos de ouvir nossa voz como leitores. Pensar no que gostaríamos de ler em um livro, para então escrevê-lo, é um bom caminho a se seguir.


A primeira sentença não pode ser escrita até que a sentença final seja escrita. (Joyce Carol Oates)

É importante lembrar que não há uma ordem para escrever um livro, você pode escrever o final para então começar a história e chegar até ele, é possível escrever o início sem saber exatamente qual será o final.


Não há maior agonia do que carregar uma história não contada dentro de você (Maya Angelou)

Algumas de nossas histórias não se deixam ser esquecidas até que as escrevamos. Às vezes, contar essa história é mais uma necessidade do que uma vontade.


Eu aconselharia qualquer um que aspira a uma carreira de escritor que antes de desenvolver seu talento, que fosse sábio o bastante para desenvolver uma casca grossa (Harper Lee)
No momento em que apresentamos nosso trabalho podemos e vamos ser alvos de críticas, muitas delas duras. O escritor deve ouvi-las, mas não se deixar abater, pois críticas não são definitivas.


Existem três regras para escrever um romance. Infelizmente, ninguém sabe quais são (W. Somerset Maugham)

Durante suas atividades, o escritor acaba desenvolvendo seu próprio método de criação, por isso, não há regras gerais para concluir uma obra.


A melhor hora para planejar um livro é enquanto você está lavando a louça (Agatha Christie)

Os insights vêm em horas inesperadas. É mais comum que eles apareçam em horas dissociadas da escrita. Por isso é importante ter horas de descanso e lazer, elas são preciosas para a criatividade.


Apenas escreva todos os dias de sua vida. Leia intensamente. Então veja o que acontece. A maioria dos meus amigos que se colocaram nessa dieta tem agradáveis carreiras. (Ray Bradbury)

É necessário saber dosar a ambição. Alguns autores desejam ganhar o prêmio Nobel logo após de terminar seu primeiro livro. Escrever apenas pensando em prêmios não é a melhor maneira de traçar uma carreira, pois é possível que o autor traia suas vontades e reais desejos apenas para agradar a crítica.

Volte para ler as outras 12 citações no próximo post!

*

créditos da imagem:
Dia Nacional do Escritor, por Wagner Lima

2 comentários:

  1. Adorei o post, bem como o site. Nunca vi tantos textos maravilhosos reunidos num só lugar. Com certeza esse vai ser o lugar que eu vou vim sempre. Amei de verdade esta revista, a sua propsta...é demais! Parabens pelo trabalho que é desenvolvido aqui!

    ResponderExcluir